Visitas no Blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SEPROR SE REÚNE COM PRODUTORES DE CANUTAMA PARA DEBATER AMAZONAS RURAL


Na manhã desta sexta-feira (24), o secretário de produção rural, Eron Bezerra, se reuniu com produtores rurais do município de Canutama a 619 km de Manaus para debater melhorias no setor primário. Os produtores têm interesse em desenvolver a piscicultura no município bem como a agricultura familiar.
O Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, explicou os benefícios que serão concedidos através do programa Amazonas Rural desenvolvido pelo Governo do Amazonas, como o projeto de Lei que institui o programa de incentivo e uso de insumos agropecuários, semoventes, máquinas e equipamentos agrícolas (Proinsumos) que tem a meta de elevar a produção do Setor Primário, com a utilização de corretivo de solos, fertilizantes, defensivos, sementes e mudas, ração, medicamentos, vacinas, animais de pequeno e médio porte e máquinas e equipamentos agrícolas, agroindustriais, pesca artesanal e aquicultura; a revitalização e asfaltamento de 4.500 km de vicinais e a lei de regularização fundiária.
Além disso, a meta do estado e elevar a produção de pescado para 100 mil toneladas “Nós precisamos de 11 mil hectares para essa produção, então eu digo que essa é até uma meta modesta, porém vale lembrar que é necessário criar toda uma cadeia produtiva, fomentando a produção de ração e facilitando o escoamento da produção. Gostaria de lembrá-los também que o Estado atuará como facilitador e vocês serão os empresários. Nós já criamos as regras legais e desburocratizamos o acesso aos recursos agora é hora de chamar os empreendedores sejam eles pequenos, médios ou grandes”.
Na oportunidade os produtores apresentaram aos presentes o Projeto Agroindustrial de Pescado do Sul de Canatuma da Amazônia, com propostas de melhorias como a criação de um centro tecnológico, implementos de tecnologia, controle de produção e frigorífico. Além de aumentar a produção através da integração dos colaboradores, equipe técnica habilitada, aquisição de insumos e treinamento dos extensionistas.
Geraldo Bernardino, Secretário de Pesca e Aquicultura, também salientou a importância do programa para diminuir o êxodo rural “muitos chegam a Manaus e não tem onde trabalhar, por isso que estamos trabalhando para evitar esse êxodo rural, gostaria de ressaltar que há uma enorme vontade política e comprometimento político do Governador, Omar Aziz, em fomentar o setor primário no estado, mas nós precisamos subir um degrau de cada vez não dá para fazermos um projeto como esse a passos largos”.
Também participou da reunião a Coordenadora do Projeto Residência Agrária, Alíria Noronha. O projeto consiste no incentivo a profissionais recém-formados e técnicos para que atuem em parceria com a Sepror/Idam nos municípios. Somente nesse primeiro momento serão 170 novos profissionais atuando no campo.
Fonte: ACS/SEPROR

Nenhum comentário:

Postar um comentário