Para discutir os entraves e
buscar o encaminhamento de possíveis soluções para implementar a Produção
Integrada na cultura do guaraná no estado do Amazonas, representantes de várias
instituições envolvidas com o setor agrícola, além de produtores e técnicos
interessados nessa cultura, estão sendo chamados a participar do “Seminário
Produção Integrada de Guaraná no Amazonas”. Com o tema “Componentes
Tecnológicos de Suporte à Produção Integrada”, o seminário será realizado nos
dias 6 e 7 de novembro de 2012, das 8h às 18h no auditório da Superintendência
da Zona Franca de Manaus (Suframa), no bairro Distrito Industrial, em Manaus
(AM).A Produção Integrada, com base na definição do Ministério da Agricultura, está focada na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Lucio Pereira Santos, coordenador do seminário, atualmente existem poucos subsídios e tecnologias para implantar a produção integrada no Amazonas, o que tem dificultado e até mesmo inviabilizado esse processo. “Algumas dessas tecnologias estão em fase de desenvolvimento, como aquelas relacionadas ao estabelecimento de um novo maquinário e um novo processo de preparo e beneficiamento das sementes de guaraná para a indústria”, informa.
O pesquisador destaca que vem sendo desenvolvidas pesquisas com potencial para elevar o grau de tecnologia no processo produtivo da cultura, como as práticas de correção do solo pela calagem, condicionamento do solo pelo gesso agrícola, entre outras pesquisas que são inéditas para a cultura do guaranazeiro.
Por isso, segundo o pesquisador Lucio Santos, a motivação para o seminário é envolver diferentes órgãos e técnicos para buscar soluções para os principais entraves, além de apresentar informações preliminares das pesquisas realizadas sobre a cultura e discutir a viabilização do acesso a insumos (fertilizantes e corretivos) no Estado do Amazonas, uma vez que a logística de compra em outros estados encarece muito os produtos tornando-os de difícil acesso ao produtor, especialmente àqueles de base familiar, que não possuem recursos financeiros para essa aquisição.
Programação do Seminário
A programação será desenvolvida a partir de quatro painéis temáticos que contarão com palestras e debates. Os interessados poderão fazer o credenciamento, gratuitamente, a partir de 8h, no local do evento.
O painel 1, ocorre de 9h30 às 12h, de terça-feira, 6 , com o tema Produção Integrada e Certificação, tendo como moderador Klerisson Santana, da Superintendência Federal de Agricultura no Amazonas. O coordenador do Projeto Semeando o Bioma Cerrado, José Rosalvo Andrigueto, vai expor sobre a “Produção Integrada na União Europeia: exigências de mercado e comercialização de produtos certificados”. A chefe da Divisão de Fruticultura da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rosilene Freitas Souto, vai apresentar um panorama da situação atual e perspectivas da Produção integrada no Brasil. Já o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, José Eduardo Borges de Carvalho, vai apresentar a experiência do projeto de Produção Integrada de Citros no Amazonas e indicar subsídios aplicáveis ao guaranazeiro.
O painel 2 acontece de 14h às 16h30 e tem o tema “Tecnologias alternativas de “Produção Limpa” desenvolvidas pela Embrapa e seus impactos sobre a sustentabilidade”, cujo moderador é o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental, André Atroch. Os três palestrantes também são pesquisadores da
Na quarta-feira, 7, o painel 3 traz, pela manhã de 9h às 12h30, o tema “Tecnologias inovadoras de suporte à certificação e suas interfaces com a política geral de produção rural do Estado do Amazonas”, tendo como moderador José Eduardo Borges de Carvalho, da Embrapa Mandioca e Fruticultura. A primeira palestra será apresentada pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Lucio Pereira Santos, sobre “Processo inovador do segmento pós-colheita. Práticas de calagem e gessagem e seus reflexos na nutrição e produtividade do guaranazeiro”. A secretária executiva da Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas , Jane Freitas de Góes Crespo, vai expor sobre impactos econômicos, sociais e ambientais da mineração de calcário na reserva de Jatapu, no município de Urucará (AM) e de silvinita (potássio) nos municípios de Nova Olinda do Norte e Itacoatiara (AM). O secretário de Estado da Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, vai expor sobre a “Política estadual de incentivo à produção de guaraná com enfoque sustentável: uma ação do “Programa Amazonas Rural”.
À tarde, a partir das 14h ocorre o quarto e último painel que vai abordar os “Gargalos tecnológicos para a certificação: registro e regulamentação de agrotóxicos”, tendo como moderador o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental Orlando Paulino da Silva. Nesse painel serão apresentadas palestras sobre as diversas abordagens a respeito a regulamentação de agrotóxicos para culturas com pequeno suporte fitossanitário. O vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag), José Roberto Da Ros, vai expor sobre a visão da indústria. O coordenador-Geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Márcio Rosa Rodrigues de Freitas, vai expor sobre a perspectiva desse órgão federal. O especialista em Regulação e Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, José Nilton Carneiro de Lima, vai apresentar o tema sob o ângulo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E por último será apresentada a visão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o tema.
_____________
Embrapa Amazônia Ocidental
Síglia Souza - Jornalista MTb -66/AM
(92) 3303-7852/ 3303-7860
siglia.souza@embrapa.br
Foto de Cultivar de Guaranazeiro BRS Luzeia. Crédito: Siglia Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário